Videos
Compras Coletivas: O que é preciso saber antes de entrar nesse mercado.
Os sites de compras coletivas estouraram entre 2009 e 2010. De lá pra cá, mitos a respeito da plataforma vêm surgindo descompassadamente: Será que essa febre vai durar? Por quanto tempo? Vale a pena anunciar? Com o que devo me preocupar?
Pensando nisso, esse post tem o objetivo de deixar claro para vocês (que entedem pouco ou não entendem nada sobre o assunto) informações de como funciona, de fato, um site de compra coletiva.
Abaixo, levantamos quais as vantagens e desvantagens de anunciar, até que ponto o estabelecimento deve estar preparado para tal, os riscos e as oportunidades que devem ser percebidos antes de fechar uma proposta.
QUERO ANUNCIAR MEU PRODUTO, DEVO PAGAR QUANTO AO SITE?
Em sites de compras coletivas, o lucro obtido com a venda dos produtos é dividido entre o anunciante e o veículo. Esse repasse pode variar de 30% a 60%, dependendo do site e da negociação feita entre as partes.
Normalmente o anunciante não tem investimento inicial, considera-se como sendo uma “parceria” em que o site aposta que o produto vai vender o suficiente para gerar lucro.
Por isso que, em sua maioria, os sites limitam um número mínimo de venda para que a oferta seja ativada.
Em alguns casos, o anunciante só recebe o dinheiro dos tickets vendidos pelo site depois que todos os tickets forem usados, em outros casos, os sites repassam o lucro 30 a 90 dias depois.
QUAL O VALOR DO DESCONTO QUE DEVO DAR PARA O MEU PRODUTO?
O valor do desconto é definido junto ao site. Alguns sites estabelecem o valor mínimo de desconto entre 60% a 80%. Quanto maior o desconto, maior a probabilidade de vendas em quantidade.
COMO FAÇO PARA COLOCAR MEU PRODUTO LÁ?
O comercial do site vai até o anunciante e juntos definem a oferta e assinam os termos jurídicos de que a oferta é válida. Em seguida, o anúncio (layout e redação) é criado pela própria equipe do site e o anunciante manda apenas a marca e as imagens.
OPORTUNIDADES
Além disso, algumas oportunidades também precisam ser percebidas pelos anunciantes antes de colocar seu produto à venda com preços tão baixos.
São elas:
- Lançamento de produto. Ideal para “try it” ou posicionamento do produto no mercado.
- Apresentar o estabelecimento novo.
- Venda casada (compre 1 pelo site e ganhe 20% na compra do outro na loja).
- Queima de estoque.
- Esses sites usam redes sociais, filme em TV e outros meios para divulgar o produto, o que ajuda bastante na venda da sua oferta.
AMEAÇAS
- Dependendo do número de tickets vendidos, durante um determinado período, a loja ou estabelecimento ficará com um movimento muito intenso, podendo ocorrer problemas de mau atendimento ou oferta de produto e serviço de má qualidade.
- Os anunciantes, em sua maioria, não aproveitam esses clientes para fazer cadastro ou tentar fidelizá-los para uma segunda compra ou um segundo momento – é preciso pensar nisso.
- A margem de lucro é pequena, muitas vezes chegando a zero, visto que o valor do desconto normalmente é alto e a receita obtida com as vendas ainda é rateada com o site.
ANTES DE ANUNCIAR É PRECISO CONHECER SEU NEGÓCIO:
- Seu estabelecimento está preparado para receber o dobro ou o triplo de clientes por um determinado período?
- Você tem estratégia de PDV, como venda casada, descontos, up selling etc.?
- Você tem um motivo para fazer esse tipo de oferta? Ex: Estoque, produto novo, reposicionamento da loja, aumento de market share?
- Tem estratégia de “customer loyalty”? Fidelização através de cupons, cadastros, call Center etc.?
ESCOLHA O SITE CERTO:
- Observe se ele usa as redes sociais e se tem campanha em TV.
- Veja se ele anuncia em agregador de compras coletivas, como o www.save.me, por exemplo. Agregadores ajudarão sua oferta a vender mais rápido.
- Olhe as reclamações dele no Reclame Aqui. Esse canal tem se tornado um termômetro para mostrar a seriedade do site.
- Peça um relatório de acessos do site. Veja se o perfil das pessoas que acessam condiz com o perfil do produto/serviços que você quer oferecer.
- Tenha a opinião de algum outro anunciante que também anunciou no mesmo site.
- Aprenda com os erros e acertos dos outros.
